Resenha livro Divergente


Oi morecas, tudo bem?

Sabe aquele livro super envolvente que quanto mais lemos menos queremos parar? É assim que me senti ao ler Divergente o primeiro da trilogia de Veronica Roth, o livro que fez e ainda faz sucesso em todo o mundo, principalmente entre os adolescentes.

Sinopse do livro

"Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível.
Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive."

Resenha 

Após um devastadora guerra que mantou milhares de pessoas e destruiu praticamente toda cidade de Chicago, líderes se juntaram e decidiram dividir a cidade em grupos (chamadas facções) de acordo com a aptidão que cada um tinha, para que a paz fosse mantida. As facções eram:


  • Abnegação - Os altruístas 
  • Amizade - Os bondosos
  • Audácia - Os corajosos
  • Franqueza - Os honestos
  • Erudição -  Os que tinham sede de conhecimento.

Ao completar 16 anos, todos os adolescentes passariam por uma cerimonia de escolha, que com o auxilio do seu teste de aptidão lhe ajudaria a escolher a que mais se identificava para passar o resto da sua vida, porém não foi assim com Beatrice Prior, filha de um dos líderes da Abnegação, que teve o teste inconclusivo com aptidão para 3 facções, o que significava ser divergente.
Ser divergente, era ser uma ameaça ao sistema ninguém os controlam, nem mesmo as simulações, ao estar em uma simulação conseguiam controlar e ter a consciência de que aquilo não era real.
Sem ter noção do que significava ser divergente Beatrice fica confusa, e tem que manter em segredo o que ela realmente é, até para seus próprios pais.
Ao escolher Audácia na cerimonia, Beatrice terá que deixar a família e ir passar pela iniciação de sua nova "família", começando pela mudança de nome para Tris. A iniciação não é o esperado, nela tem de tudo desde pular de um trem em movimento até ter que se pendurar em um abismo escorregadio para provar sua coragem.
Tris não uma das mais fortes, e é por isso que tudo se torna mais complicado ainda, pois, os mais fracos consequentemente terão pontuação menor no quadro que define se os iniciandos continuaram na facção ou viraram um sem-facção, os marginalizados da sociedade. Com muito esforço Tris fica na Audácia, e acaba ao longo do processo se apaixonando por Quatro, o misterioso.
Em meio a isso tudo, a Erudição em especial Jeanine Matthews está conspirando a todo vapor, com artigos comprometedores e  denigridores contra a facção altruísta para que o governo seja restabelecido e a Erudição seja a principal a decidir as coisas.

O que achei?

Um livro muito bom mesmo, com mistura de ação, aventura e romance deixando o leitor cada vez mais intrigado para o próximo capitulo.
O que não achei legal é que o livro tem grandes diferenças do filme, mas afinal qual filme segue ao pé da letra o livro? 
Vale muito a pena ler, já estou terminando o segundo da trilogia e estou ansiosa para começar o terceiro, uma leitura super dinâmica e bastante envolvente!

E você ja leram? Não? Corre já e começa a ler, contém o que acharam nos comentários, beijoooos!

5 comentários:

  1. Eu amei o filme e confesso que ainda não terminei de ler o livro, mas adorei o post!
    beijokinhas
    se quiser me visitar: Thayminda.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme e mt bom mesmo, mas o livro é maravilhoso... Vale muito a pena ler, você vai amar, beijooos!

      Excluir
  2. Ainda não assisti, parece ser muito bom.

    Beijos!
    http://www.quasedelicadaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoreeeei o filmeeee e com a resenha dá vontade de ler o livro l! Continue indicando! ;)

    ResponderExcluir

 
Image Map